Para ampliar e proporcionar melhor atendimento a pacientes com síndrome gripal, a Prefeitura de Guarulhos abriu, no último domingo (30), quatro unidades de combate à Covid-19 e gripe (UCCG). Administrados pelo Instituto Vida Forte, os polos estarão em cada uma das quatro regiões do município e funcionarão nos estacionamentos das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) São João e Dona Luiza, e das Unidades Básicas de Saúde (UBS) Parque Cecap e Cidade Martins.
De acordo com o cronograma da Secretaria de Saúde, a UCCG 1, localizada na UPA São João, foi a primeira a ser aberta, o que aconteceu às 7h de domingo (30). Já a UCCG 2, no PA Dona Luiza, foi inaugurada às 7h desta segunda-feira (31). Por sua vez, a UCCG 3, na UBS Parque Cecap, começa a funcionar às 7h da terça-feira (1º), enquanto a UCCG 4, na UBS Cidade Martins, iniciará o atendimento às 7h da quarta-feira (2).
A estrutura, inicialmente, será mantida por dois meses e a estimativa é de nove mil atendimentos, ao mês, por unidade. Cada uma delas conta com três médicos, que poderão fazer até cem consultas por dia (300 no total). Nos locais, há três consultórios médicos, além de sala de classificação de risco, de espera e de medicação.
Com 12 profissionais de saúde em cada unidade (médicos, enfermeiros e auxiliares de enfermagem), além de uma equipe de apoio formada por recepcionistas, administrador e auxiliar de limpeza, elas funcionarão de segunda a segunda das 7h às 19h.
As unidades darão apoio aos pacientes de síndrome respiratória aguda grave (Sars). No local, por indicação médica, serão realizados testes para detectar se o paciente é portador do coronavírus.
A ideia central, além de diagnosticar os casos graves de síndromes respiratórias, é fazer com que as unidades básicas de saúde retomem os agendamentos das consultas de outras especialidades e, também, funcionem como apoio para as UCCGs.